Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2009

I Seminário Internacional sobre o Centenário de Maria Bonita homenageia o dia da mulher



O I Seminário Internacional sobre o Centenário de Maria Bonita: A rainha do cangaço, està sendo realizado no Campus VIII da UNEB, até o dia 8 de março. O evento, que reserva participação de pesquisadores e ex-cangaceiros, reflete sobre a história de vida da companheira de Lampião e primeira mulher a ingressar no cangaço.


No dia 07 de março, o seminàrio será realizado no SESC LER – BTN, com Mostra Cultural, exibição de filmes, continuação da Exposição e palestra sobre a mulher no Cangaço. No dia 8, sairão da UNEB- Campus VIII e do SESC ônibus que levarão os participantes do Seminário para uma visitação à casa de Maria Bonita, na Malhada da Caiçara.


Na noite de abertura do seminário, alem das palestras dos organizadores do seminário e dos convidados houve a apresentação do grupo da APDT com a peça teatral ‘A NOITE CABREIRA DE ANGICO’.


Mostra Cultural sobre o cangaço
Até o dia 8 de março acontece à mostra de fotografias de Maria Bonita e seu grupo, utensílios e apetrechos usados na época e reportagens sobre o cangaço.


Essa mostra que acontece no auditório da UNEB – CAMPUS VIII, é aberta a toda a comunidade, destinada principalmente à visitação de aluno/as das escolas públicas e privadas, interagindo com objetos da história do cangaço, evidenciando os acontecimentos mais fortes desse episódio da história que inclui o Centenário de Nascimento de Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria de Déa, posteriormente imortalizada como Maria Bonita.



O seminário é uma realização da UNEB e Prefeitura Municipal com apoio do SEBRAE, CHESF, SESC LER, SBEC E 1ª CIA de INFANTARIA.


Fonte: Panoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário