Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2009

Caminhada na orla de Maceió marca comemorações do Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher, neste domingo (8), foi comemorado em Alagoas com uma caminhada na orla de Maceió, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com Câmara de Vereadores de Maceió, demais secretarias de Estado e municipais, vice-prefeitura, prefeituras, associações, ONGs e sociedade civil.



Milhares de pessoas participaram do evento, que teve início às 10h, no corredor Cultural Vera Arruda, e seguiu pela orla marítima até o Alagoas Iate Clube, onde foi encerrada com o show ‘Mulheres Cantam Bossa Nova’. Para a secretária Wedna Miranda, a caminhada teve como foco o combate à mortalidade infantil, ao sub-registro e ao analfabetismo, além de esclarecer a população sobre a necessidade de acabar com a violência contra a mulher.



Os presentes carregaram cruzes que simbolizaram o número de mulheres que foram assassinadas em Alagoas, nos anos de 2006, 2007 e 2008. “Está muito claro que é um dia de falar em vitórias, de avanços e da grande revolução do século passado, que foi o século das mulheres. Mas queremos falar principalmente da violência contra a mulher, da mortalidade infantil, da mortalidade materna, do sub-registro, do analfabetismo e do desemprego. Hoje é dia de luta, de comemoração, mas a gente tem a clareza que ainda temos muito caminho a percorrer”, completou Wedna.



A caminhada também teve o objetivo de contribuir com a mudança de pensamento das mulheres que sofrem violência e não tem coragem de denunciar. “É um momento de reflexão, acima de tudo, que acaba contribuindo com essa mudança de pensamento ao ver a mobilização de outras mulheres no combate à violência. Com apoio e autonomia, temos feito um trabalho com as mulheres da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento Mulheres Camponesas (MMC) e as da área urbana também. O governador Teotonio Vilela tem deixado claro o compromisso com a política para a mulher”, ressaltou a secretária.



Todos os anos, a dona-de-casa Cleide Santana participa da caminhada no Dia Internacional da Mulher. Ela, que mora no bairro do Clima Bom II, disse que é preciso essa união de forças para que haja mais justiça no combate à violência. “Essa mobilização é muito importante porque mostra que não estamos paradas diante de tanta violência contra nós mulheres. Venho todos os anos dar força nessa luta, porque somos guerreiras, fortes e não desistimos jamais”, salientou a dona-de-casa.



Para a vereadora Heloísa Helena, o 8 de março é sempre um dia de reflexão, onde são analisados os gravíssimos problemas vivenciados no cotidiano, tanto de Alagoas como do Brasil. “É um momento de analisarmos as políticas sociais, públicas e econômicas, esta última que é excludente e acaba jogando milhares de mulheres, crianças e jovens no narcotráfico e na marginalidade. É também momento de comemorarmos as vitórias e refletirmos as dores de muitas mulheres que, infelizmente, vivenciam experiências de humilhação. Mas sempre digo a quem quer, e a quem não quer ouvir que ‘Viva a maravilhosa experiência de ser mulher’”, afirmou.



Reafirmando a luta das mulheres, a secretária de Assistência Social Solange Jurena, enfatizou que as mulheres devem deixar sempre claro que mulher não nasceu para sofrer nem para apanhar. “Precisamos comemorar a conquista de direitos, que não foram poucos no século XX e início do XXI, com a Lei Maria da Penha, mas precisamos refletir sobre os indicadores da violência contra a mulher, que ainda hoje é alarmante”, destacou.



De acordo com a secretária, a cada quatro mulheres brasileiras, uma sofre violência. “Há uma enorme quantidade de casos de pedofilia contra nossas crianças. Não podemos aceitar esses indicadores, então nossa luta continua. Parabéns a todas as mulheres alagoanas”, parabenizou Solange Jurema. Muitos homens se fizeram presente à caminhada. Entre eles, o deputado estadual Judson Cabral, onde afirmou que há de se convir que os homens hoje já percebem que a questão da mulher não se limita a data e comemorações. “É muito mais do que isso. Hoje em Alagoas temos bons exemplos da conquista feminina em áreas da política, social, em cargos públicos e de lideranças”, descreveu o parlamentar.



Judson enfatizou que o Dia da Mulher é todo dia, ocupando seu espaço, com igualdade de salário, e todo respeito que devemos dar ao próximo. Assim como os homens, as mulheres têm capacidade de se organizar, e promover a justiça social. “Parabenizo a Secretaria da Mulher pela iniciativa, junto com outras entidades”, finalizou o deputado. Ainda dentro da programação, na próxima quarta-feira (11), as detentas do Presídio Feminino Santa Luzia receberão um dia de cidadania, com a retirada de documentos.



Promotores de Justiça do Ministério Público, defensores públicos e advogados do Tribunal de Justiça irão, durante todo o dia, revisar os processos das presas. A Secretaria de Estado da Saúde será parceira do projeto, realizando exames preventivos e serão proferidas palestras sobre violência, Lei Maria da Penha, entre outros temas de interesse. A programação do presídio também será encerrada com o show de Bossa Nova.



Como acontecem todos os anos, o governo do Estado vai prestar uma homenagem às mulheres com a entrega da Comenda Nise da Silveira. O evento acontecerá dia 13, às 18 h, no Palácio República dos Palmares.


Fonte: Agenciaalagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário